PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
26/04/2017 16h32 - Atualizado em 26/04/2017 17h36

Encontro Nacional de Violeiros em Poxoréu começa no sábado

assessoria


O município de Poxoréu sedia no fim de semana o XV Encontro Nacional de Violeiros. O evento será realizado no palco da Concha acústica no sábado (29) e domingo(30), com entrada de graça e participação de artistas nacionais e regionais.



Na abertura, será realizado um grande show com a dupla nacional Cézar e Paulinho, que fará uma homenagem a Tião Carreiro e Pardinho e a Inezita Barroso além de outras apresentações.



O Encontro de Violeiros de Poxoréu já revelou grandes nomes da musica brasileira como Vinicius e Venâncio, Lucas Reis e Thacio e outros. A cantora Bruna Viola também aparaceu para o mundo da música durante a festa da múica caipira.



Programação:

Dia 29 terá início às 14h, o Concurso de Violeiros Amadores.
Às 18h terá a abertura da 15ª edição do Encontro Nacional de Violeiros.
Às 19h irá iniciar as apresentações dos Violeiros Profissionais, com as duplas Otávio Augusto e Gabriel, Leyde e Laura, Vinicius e Venâncio, Éder e Cícero Viola e a cantora Pâmella Viola.
À 1h iniciará o bailão caipira com o trio Carlito, Baduy e Taquinho.
No dia 30 terá início às 14h, o Concurso de Violeiros Mirins.
Às 16h terá o espaço aberto aos violeiros visitantes profissionais, duplas Porto Belo e Beira Mar e Jairo Cezar e Rafael.
Às 19h iniciará as apresentações de violeiros profissionais, com as duplas Zé Mulato e Cassiano, Paulo Cruz e Zé Eduardo, Rodrigo Mattos e Praiano, Galvan e Galvãozinho, o cantor João Carreiro e a cantora Jucimara Lins.
Terá também a participação especial de Gabriel Lesko, em homenagem a dupla Zé Mulato e Cassiano.
À 1h o bailão caipira continua, com o trio Carlito, Baduy e Taquinho.




História

O pecuarista José de Souza Filho, popular ‘Zé de Souza’, conta que a ideia de realizar o Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu nasceu da necessidade que ele tinha de trazer atrações para a Feira Agropecuária (Feagropox) na época em que presidiu o Sindicato Rural de Poxoréu.



“Eu precisava de atrações para a Feira, e não tinha recursos para pagar, foi aí que me lembrei do Paulo Cruz (um exímio tocador de viola da região) ofereci o pouco dinheiro que eu tinha para pagar o cache dele, e ele aceitou, a apresentação agradou tanto o público, que acabei tendo a ideia de realizar o Encontro de Violeiros de Poxoréu. Além do amigo Paulo Cruz chamei também o José Eduardo e eles toparam me ajudar na empreitada de realizar o evento. A festa começou em um barracão de palha com um público de pouco mais de 200 pessoas e se tornou o maior evento de música caipira raiz do Brasil”, conta José.



O Encontro Nacional de Violeiros realizado no pequeno município de Poxoréu, que possui pouco mais de 17 mil habitantes já chegou a receber mais de 40 mil pessoas em apenas uma noite de festa.



“Na minha gestão, sempre daremos todo o apoio necessário para a realização desse evento que já se tornou um fomentador de economia e renda para a cidade. Poxoréu possui uma enorme riqueza cultural, histórica e diversos atrativos turísticos no segmento de ecoturismo na nossa gestão vamos desenvolver ações para conciliar o turismo de eventos com nossas riquezas naturais e atrair cada vez mais visitantes para nossa cidade”, afirma o prefeito Nelson Paim.



O XV Encontro Nacional de Violeiros marca o retorno de José de Souza Filho na produção do evento. “Nos últimos anos, estive um tempo fora da organização do evento, mas o prefeito Nelson Paim me convidou e agora o meu objetivo e fazer o Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu voltar as suas origens, que é ser uma festa para os apaixonados da legitima moda caipira de raiz”, ressalta José.



O evento é uma realização da Associação Pró-Viola, Prefeitura Municipal de Poxoréu e Sindicato Rural e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Câmara Municipal de Poxoréu, Rondon Agro e Agro Ferragens Luizão.



Informações pelo telefone 66 9.9644-6063, ou pelo e-mail associacaoproviolamt@gmail.com