PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
17/08/2017 11h47 - Atualizado em 17/08/2017 12h51

CEBRAC Rondonópolis realiza doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer

Livia Wachowiak Junqueira


Nas escolas da rede de ensino profissionalizantes CEBRAC, além dos conteúdos técnicos, são transmitidos aos alunos temas como solidariedade, responsabilidade social e cuidados com o meio ambiente. E, para isso, toda a rede participa de um programa anual denominado ECO CEBRAC, constituído de diversas etapas, que tem como objetivo trabalhar na prática esses conceitos com os alunos.

 

O CEBRAC de Rondonópolis (MT) optou por recolher doações de cabelos para a Associação de Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR), que atende pacientes em tratamento contra o câncer – ação que ainda era inédita na rede. “A ideia surgiu do âmbito pessoal, por ter pessoas na família que passaram por essa situação, e a proposta foi muito bem recebida na escola. Entramos em contato com a APOR para ver o que eles mais precisavam, e de fato a necessidade de cabelos para confecção de perucas é muito grande”, conta Scheila Stollmeier, coordenadora pedagógica da unidade.

 

As perucas são doadas a pacientes em tratamentos que passam pela queda capilar, e são muito importantes na recuperação de sua autoestima. “A mobilização foi muito grande. Crianças que nunca tinham cortado o cabelo pediram para os pais para fazerem a doação. Já temos alunas dizendo que estão deixando o cabelo crescer para doar no ano que vem”, relata Stollmeier.

 

A escola promoveu ainda, com ajuda de uma cabelereira voluntária, um dia de cortes gratuitos para quem quisesse doar o cabelo para a campanha. Apenas nesse dia, foram mais de 20 cortes. Ao longo da campanha, que teve início em abril, a unidade arrecadou cerca de 50 mechas.

 

Scheila conta que a mobilização transformou a comunidade. “Alguns cabeleireiros estão instruindo suas clientes a trazerem os cabelos cortados para doar no CEBRAC”. Para mostrar aos alunos a importância da participação nessa campanha, a escola organizou palestras com pessoas que passaram por tratamento contra o câncer e perderam os cabelos no processo.

 

O projeto refletiu até na frequência dos alunos, que melhorou muito após o início da campanha. “A gente mostra a esses jovens que eles podem sim contribuir para melhorar a vida de outra pessoa, não é uma tarefa apenas dos adultos. Eles se sentem muito orgulhosos em fazer parte disso”, conta a coordenadora.

 

Para a próxima etapa da campanha, a escola está recebendo doações de roupas, que serão customizadas pelos alunos em oficinas e doadas também para a APOR.

 

Sobre o CEBRAC

O CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. O CEBRAC tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora.

 

O CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil no segmento: em 2017 foi octacampeã 5 Estrelas do prêmio Melhor Franquia do Brasil pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e também conquistou o Selo de Excelência da Associação Brasileira Franchising (ABF) pela 10ª vez consecutiva. Pelas práticas sustentáveis que desenvolve já foi premiado três vezes com o troféu Destaque Sustentabilidade da ABF, e pelo foco no empreendedorismo recebeu em 2015 e 2016 o Prêmio Ozires Silva.