PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
25/09/2017 16h38 - Atualizado em 25/09/2017 17h40

Conferência de Meio Ambiente é aberta para mais de 2,6 mil escolas de MT

Gustavo Nascimento | Seduc-MT


Mais de 2,6 mil escolas de Mato Grosso foram convidadas para participar da Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O evento é uma iniciativa dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente.

 

Em Mato Grosso, as etapas: escolar, regional e estadual serão coordenadas pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em colaboração com a Comissão Organizadora Estadual (COE).

 

De setembro a outubro, a Seduc fará a formação e mobilização nos 15 polos do Estado. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil cuidando das Águas”, a 5ª edição segue com o seu caráter pedagógico de trazer a dimensão social e política do meio ambiente. Nesta edição, a questão da água como um recurso finito norteará os diálogos realizados nas escolas.

 

O tema se insere no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março de 2018. Um dos principais objetivos do evento é fomentar o debate e a pesquisa de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando o protagonismo juvenil.

 

A Conferência envolverá todas as escolas de Mato Grosso, tanto as estaduais, municipais, federais e da rede privada. Ela será realizada em quatro etapas, Escolar, Regional, Estadual e Nacional. A etapa na Escola – momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola – será realizada até o dia 30 de novembro.

 

Cada escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para a conferência, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de Educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

 

A etapa estadual será realizada em fevereiro de 2018. No entanto, os delegados e seus suplentes eleitos deverão estar cursando do 6º ao 9º ano até o período da conferência Estadual – e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa final da (V CNIJMA).

 

Os projetos de ação serão apresentados e debatidos na Conferência Estadual. Os delegados e delegadas presentes escolherão projetos que considerarem mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados para leva-los para a etapa nacional, prevista para março de 2018.

 

Outras informações poderão ser adquiridas pelo site http://conferenciainfanto.mec.gov.br ou pelo e-mail educacao.ambiental@seduc.mt.gov.br.